domingo, 26 de agosto de 2007

Basílio, o primo

Os filmes brasileiros são curiosos, ora são bons, ora são péssimos. Deus é brasileiro e até mesmo Dois Filhos de Francisco são filmes com uma qualidade excelente, no entanto, Fica Comigo Essa Noite, embora tenha uma história legal, a qualidade fica a desejar e muito, tanto é que na própria sala de cinema eu vi a câmera que filmava uma cena e quando o cinegrafista notou que ele estava aparecendo correu pro lado para deixar de ser filmado.
Mas Primo Basílio foge disso; tem uma ótima história, é bem feitinho etc e tal.

Então, se você não quiser saber o final do filme, pare de ler aqui.

O filme, diferente do livro de Eça de Queiroz, se passa em São Paulo nos anos 50 ao invés de Lisboa mais antigamente. Temos a Luísa, mulher de Jorge, a empregada Juliana e claro, Basílio.
Tudo começa quando Luísa encontra muito sem querer Basílio na ópera. Jorge por sua vez, uns dias depois viaja para a construção de Brasília, pois era arquiteto. É aí que a história começa: Basílio resolve fazer visitas à Luísa pra matar a saudade que tinha dela, afinal já haviam sido namorados, e entre um encontro e outro um beijo sai. Luísa fica toda envergonhada, o manda embora, mas ele volta no dia seguinte. Então ela se deixa entregar e começa a ter relações mais íntimas com ele e até alugam um quartinho num cortiço para terem discrição.
Encontros vem e encontros vão e a cada um Basílio manda flores à Luísa, juntamente com cartões quentes(ui). Claro que Luísa joga tudo fora para ninguém desconfiar. Mas a sagaz empregada Juliana pega tudo do lixo e guarda para eventuais chantagens. Luísa continua indo ao Paraíso - nome dado ao cantinho de amor deles - e Juliana cada vez mais cansada de trabalhar pesado resolver ter uma conversinha com sua patroa. Ela diz que precisa de uma aposentadoria, tipo uns 200000 Cruzeiros, senão Jorge ia ficar sabendo das cartas de amor que Basílio a enviava.
Luísa cagou-se toda e saiu atrás do dinheiro com uma amiga apelidada de Maçaneta(por que todo mundo põe a mão) até um banqueiro que pode dar os 300000 Cruzeiros(sim, aumentou) em troca de uns... favores(se é que você me entende). Chegando lá, mas que vergonha, Luísa sai correndo com medo dos abusos do velhote banqueiro. A conclusão que Luísa chega é fugir para Paris com Basílio, mas este diz que é loucura e não se foge mais assim. Decepcionada, resolve contar todo esse rosário para o melhor amigo de Jorge, Sebastião, que poderia dar uma força; entenda força como apagar Juliana.
Foi-se lá Sebastião com seu comparsa policial pra descobrir o esconderijo das malditas cartas e posteriormente matar Juliana, que a essa altura já estava bem folgada em relação ao trabalho. Então, descobrindo o esconderijo, a levaram para um lugar escuro onde atropelaram-na acidentalmente.
Luísa chegou aos céus assim, só faltava gritar de euforia: queimou todas as cartas e começou a mimar mais o marido. Porém o fantasma de Juliana começou a persegui-la e então ela começa a ficar cada vez mais doente. Pega uma pneumonia, vive com febre e de cama. Nesse inteirinho, chega uma nova carta de Basílo, que Jorge nem liga, até que numa noite de febre Luísa começa a repetir 'Ai Basílio eu não quero mais o meu marido'. Jorge acha muito estranho e se põe a ler a carta. Então depois desse sacrifício todo de matar a empregada e outras cositas más, Jorge acaba por descobrir e fica desesperado. Vai falar com seu melhor amigo Sebastião e este diz que nunca soube de nada. Então jorge conta à Luísa que sabe de tudo e ela tem um treco. Fica muito mal e doente.
Luísa piora e Jorge cuida dela como uma bom marido deve fazer e a única coisa que ela sabe falar é que ama muito ele e que ele cuida dela muito bem. Muito fofo, não acha? Sim, mas agora Luísa está de cama no hospital e falta pouco pro filme acabar. Será que ela melhora, Jorge a perdoa e todos vivem felizes? Ou será que Jorge desiste dela e a manda catar coquinhos?
Não seria uma obra do Romantismo se tudo acabasse bem com o casal, então é claro que Luísa morre aos braços de Jorge, que fica muito triste e essa parte termina assim. (:
Uns dias depois, Basílio volta à casa de Luísa e descobre que está morta. Na ópera, uns dias depois, conversando com um amigo diz: é, morreu; antes ela do que eu. E aí sim FIM.

Os comentários acerca dessa frase no cinema que foram os mais legais: que cachorro, viado e blá blá. Bom filme, eu aconselho a todos assistirem.

***

Contar finais de filmes vai virar uma constante aqui no BOBtv, então pode ir ao cinema hoje mesmo e assistir Os Simpsons, por que esse vai ser o próximo. mhuamhua...

site do Primo Basílo: http://primobasilio.lereby.com.br/
baixe o livro na versão original: http://purl.pt/11

Nenhum comentário: